Banda Filarmónica 1° de Janeiro - Banda Filarmónica
Banda Filarmónica 1º de Janeiro Carragozela

Banda Filarmónica 1° de Janeiro Carragozela - 152 anos ao serviço e recreação das beiras.


A Filarmónica 1º de Janeiro de Carragozela foi fundada em 01 de Janeiro de 1872 e ao longo dos seus 150 anos existência tem vindo a desenvolver uma intensa atividade cultural, tendo passado por esta escola de música rapazes e raparigas de várias gerações quer da freguesia de Carragozela, quer de localidades vizinhas.

A organização da Filarmónica 1º de Janeiro foi bastante difícil, tendo sido seu primeiro regente o Carragozelense António Rodrigues Mendes Prata que aprendeu música no Casal de Travancinha - Seia.

Importa salientar a regência de um maestro Carragozelense com verdadeiro génio de artista e que todo o povo recorda com saudade: Alberto Marques Balbino.

Destacamos a dedicação e empenho do maestro nosso conterrâneo José Luís Ferrão Tavares, que assegurou a regência da Filarmónica e da Escola de Música durante 29 anos, de 1975 a dezembro de 2004.
A Filarmónica 1º de Janeiro tem ao longo dos anos, sobretudo no Verão, feito inúmeras festividades. Participa regularmente em eventos promovidos pela Câmara Municipal de Seia. Organiza com regularidade diversos eventos com especial destaque os concertos de Primavera e de Natal.

A importância da atividade desenvolvida pela Filarmónica 1º de Janeiro em prol do desenvolvimento da cultura, quer da freguesia de Carragozela, quer do Concelho de Seia e do País, foi devidamente reconhecida pela atribuição do Estatuto de Utilidade Pública à Coletividade, devidamente publicado em Diário da República, DR-III Série, nº283 de 9 de dezembro de 1992.

A Filarmónica conta atualmente com cerca de 30 executantes, bem como a sua Escola de Música frequentada por cerca de 20 alunos, sendo dirigida pelo professor e maestro José Fernando da Silva Cardoso.

Próximos eventos
23
Jun

São João

Folgosa da Madalena, Seia, Portugal
08:00 - |19:00
05
Jul

Festival De Bandas Lleida 2024

Lleida, Espanha
00:00 - 07 Jul|00:00